Educação: Cães que latem

Resultado de imagem para Cães latemO latido de um cão é um som muito valioso quando se adverte sobre a chegada de estranhos na casa ou em qualquer situação de alerta. A maioria dos donos gosta que seus cães são guardiões da propriedade , porque se sentem mais seguros. No entanto, o latido não é mais tão bem recebido quando é excessivo ou não tem causa aparente. Para não mencionar o inconveniente para os vizinhos, especialmente se eles não têm cães.

O latido é um comportamento natural, embora haja alguns cães que latem mais que outros. Geralmente é a resposta a um estímulo , como alguém entrando na casa ou o barulho de uma motocicleta. É também uma forma de comunicação entre os co-específicos; mais de uma vez você terá ouvido como um cachorro começa e então os outros se juntam para formar um verdadeiro coro de latidos e uivos (talvez você tenha visto isso no cinema como um elaborado sistema de comunicação, o “uivo noturno” no filme de os 101 dálmatas da Disney). Em suma, às vezes o latido tem um motivo e, às vezes, não.

Os cães que latir excessivamente pode estar com raiva, solitário, entediado, brincalhão, estressado, com medo, amarrado ou preso, ou simplesmente porque eles foram educados adequadamente. Para corrigi-lo, pode ser o suficiente para modificar a situação que gera o latido e, assim, aliviar seu desconforto, ou pode precisar de um treinamento que modifique o comportamento indesejado.

Como fazer um cachorro não latir?

Muitas vezes pensa-se que os cães latem por agressão quando o motivo real é que o cão está com medo. Tanto nos cães que latem por medo quanto naqueles que o fazem por qualquer outro motivo, você deve evitar por todos os meios as punições e métodos agressivos como treinamento ou engasgar coleiras; Estas devem sempre ser a última opção e usá-las com a ajuda e aconselhamento de um profissional.

Não há uma maneira chave ou concreta de fazer um cachorro não latir; O mais importante é saber o motivo . Depois de saber por que os cães latem, você pode encontrar uma maneira de corrigir esse comportamento. Além disso, você deve ter em mente que o latido é um comportamento normal e que você só deve se preocupar e corrigi-lo quando se tornar perturbador, irritante ou excessivo.

Para eliminar o latido, a primeira coisa que você deve fazer é reduzir o estresse. Tente criar um ambiente calmo e descontraído tanto em casa como na rua, não altere nem excite o seu cão com movimentos rápidos ou vozes muito altas; As carícias suaves e doces são sempre bons aliados.
Os cães que latem para algum estímulo externo, como a porta ou as visitas, precisam de algo que prenda sua atenção ou seja muito interessante para que o resto fique em segundo plano. O kong ou portagolosinas são ótimos para isso; Preencha-os com suas guloseimas favoritas e deixe-as no chão para que sua atenção seja direcionada para obter os prêmios e não o resto.
Quando eles latem para outros cães na rua, você não deve puxar ou apertar a trela. Isso causará mais nervosismo e estresse em seu animal de estimação e não o ajudará a parar de latir; Em muitas ocasiões, o simples fato de perceber que você não está segurando-o com a cinta faz com que parem de latir. Você deve estar calmo para transmitir a sua paz de espírito ao seu cão, e não o contrário. Cães que latem em outros cães também podem receber um prêmio valioso.
Nunca force algo que você não quer fazer. Isso pode causar mais medos, estresse e até agressividade. Você deve se mover no seu ritmo e sem pressão.

Se nenhum dos itens acima funcionar, você pode usar um som desagradável para criar uma associação negativa com a casca, desde que isso não crie medos. Neste caso, toda vez que o cachorro late inconscientemente, você faz o som (pode ser uma lata com moedas, um chifre forte, um tipo de clarim ou qualquer coisa que o assuste). Uma vez que pare, você dá o seu prêmio de carinho ou algo saboroso . Seja paciente, às vezes os cães que latem precisam ser corrigidos muitas vezes até aprenderem o que você quer e, acima de tudo, dominar o instinto que os encoraja a latir.

Lembre-se de que você está tentando moderar ou cancelar um comportamento natural, e não uma ação ruim, que deve lhe dar tempo para perceber o que você quer e, acima de tudo, você não deve punir.

Por que os cães latem?

Resultado de imagem para Cães latem

Uma situação diferente surge no caso de cães que latem quando são deixados sozinhos . Aqui o que você deve fazer é educá-lo a superar o medo ou a angústia ficando sozinho (leia o artigo sobre ansiedade de separação ). Basicamente são feitas saídas muito curtas que se prolongam à medida que o cão progride, deixando música ou rádio ligado, também é necessário moderar as carícias e os jogos antes de partir, para não deixá-lo nervoso ou frustrado porque você sai. Se você deve estar ausente por muitas horas todos os dias, deve procurar alguém para fazer uma longa caminhada ou passar algum tempo com ele para diminuir a espera. Você pode contratar um caminhante profissional ou um membro da família ou amigo que possa fazê-lo e ser sua confiança.

Há também antiladridos coleiras para cães latindo que podem ajudar um monte, neste caso, como são ativados sempre que detectar latidos e jogar um spray inofensiva na cara; É chato, mas não o magoa. Deve-se notar que este método deve ser usado em conjunto com a educação e não sozinho. Apenas o trabalho de formiga de reeducar seu animal de estimação fará com que ele perca o medo de ficar sozinho em casa e assim parar de sofrer desnecessariamente.

Finalmente, se o seu cão ladra, porque é muito nervoso ou hyperexcitable , eu verifique com seu veterinário para ver se você recomendar qualquer medicação para acalmá-lo um pouco, como o clomipramida , que funciona como um ansiolítico. Nestes casos de cães latindo o nervosismo também pode funcionar muito bem feromônio (DAP), que são realmente fácil de usar e dar ao cão uma sensação de conforto e tranquilidade que pode ajudá-lo fora de um estado de alerta permanente. As flores de Bach também são muito úteis ; neste caso, consulte um terapeuta (mesmo que seja um humano) para lhe mostrar qual fórmula preparar ou enviar seu problema ao veterinário da Tiendanimal.para que possamos ajudá-lo As flores são totalmente inócuas; pode ser usado por cachorros, cadelas grávidas, cães idosos ou doentes sem efeitos colaterais ou contra-indicações.

Infelizmente não há mágica ou solução rápida para resolver o problema dos cães latindo, e o mesmo é verdadeiro para quase todos os problemas comportamentais. Você deve ser constante, modificar comportamentos e ter paciência infinita para continuar trabalhando com seu animal de estimação para alcançar os resultados esperados e melhorar a coexistência com ele e as pessoas ao seu redor.